O futuro é sustentável
Uma das principais tendências para este ano diz respeito ao índice de sustentabilidade e impacto social de uma empresa.
O compromisso com o meio ambiente é uma exigência de um novo perfil de consumidor, cada vez mais consciente e que busca direcionar suas compras para quem as merece, sob o ponto de vista socioambiental. Além disso, também é importante para a promoção de uma economia mais sustentável, já que todos os insumos vêm da natureza. E, protegendo o planeta, também protegemos o mercado e a qualidade de vida das pessoas.
Qual o impacto na indústria alimentícia?
Não há dúvidas de que as questões ambientais e sociais têm um impacto profundo para as empresas do setor. Além do compromisso com o próprio planeta, a governança ambiental representa a entrega de produtos com maior saudabilidade, uma das grandes exigências do mercado atual.
Por isso, não só a indústria de alimentos, mas toda a cadeia produtiva está se reinventando, assumindo e exercendo práticas sustentáveis que fazem o planeta, o consumidor e o próprio mercado, saírem ganhando.
Meio ambiente em primeiro lugar
A indústria de alimentos tem depositado seu foco na busca pela inovação dos métodos de produção, desde a escolha das matérias-primas, passando pelas embalagens e até mesmo a redução no consumo de água. Além disso, investe-se também em energia renovável, na agricultura regenerativa e no combate ao desperdício, dando destino a maior parte dos insumos utilizados.
Outro fator importante está relacionado às mudanças climáticas, que podem aumentar os custos para as indústrias de alimentos, o que torna a sustentabilidade vital para o seu desenvolvimento.
Investimento certo
As práticas sustentáveis também compõem parte importante da estratégia financeira das empresas: redução na emissão de carbono, gestão de resíduos, questões trabalhistas e desperdício na produção afetam diretamente o resultado das empresas. Por isso, a adoção da governança ambiental é tão importante, garantindo também o engajamento proativo do mercado, a priorização da sustentabilidade e uma nova cultura na indústria de alimentos.
A Pratic Leve apoia essa ideia!
Por isso, adotamos um sistema de energia fotovoltaica em parte do nosso sistema de produção, reduzimos nosso consumo de água entre 80 a 90% com relação a outras empresas do segmento. Também realizamos a compostagem de resíduos orgânicos, e aplicamos treinamentos que contém práticas sustentáveis, para que o colaborador replique esses valores dentro e fora da empresa.