A história do cachorro-quente

A história do cachorro-quente

Descubra a origem do cachorro-quente, da Alemanha para o mundo! E ainda experimente nossa receita ousada de salgado de hot dog. 🥐🌭

A história do lanche favorito de muita gente é um tanto confusa. Alguns dizem que o cachorro-quente nasceu na Alemanha do século XV, onde a salsicha nasceu, em Frankfurt. A cidade de Frankfurt é realmente creditada como a criadora da salsicha, mas os austríacos afirmam que o termo para salsicha viena, “wiener”, revela que sua verdadeira origem é em Viena.

A história alemã, a mais completa, conta que cachorro-quente surgiu oficialmente há 164 anos. Um açougueiro de Frankfurt batizou suas salsichas com o nome de seu cachorro Dachshund, mais conhecido no Brasil por “cachorro salsicha”. Mas foi mais tarde, em 1850, que começaram a chamar o pão com salsicha de hot dog devido ao cachorro de estimação de um cozinheiro, um Basset. 

A receita chegou aos Estados Unidos em 1880 pelas mãos de Charles Feltman, que posteriormente abriu um restaurante dedicado exclusivamente ao cachorro-quente. Lá, o lanche virou o favorito dos fãs de futebol americano. Dizem até que o nome “hot dog” surgiu em meio a um jogo, em que um vendedor gritava nas arquibancadas: “Get your hot dachshund” (Pegue seu dachshund quente). Um cartunista  estava presente ao estádio e ilustrou a cena com a legenda “Get your hot dogs” (Pegue seus cachorros quentes). Hoje, existem até mesmo competições alimentares, como o Nathan’s Hot Dog Eating Contest. Competidores tentam quebrar o recorde de maior consumo, que atualmente é de 62 hot dogs em 10 minutos.

O cachorro-quente foi trazido ao Brasil pelo empresário idealizador da Cinelândia, no Rio de Janeiro, Francisco Serrador, por volta de 1926, quando começou a servir em seus cinemas.

As variações regionais do hot dog no Brasil são muito comentadas, principalmente a receita que leva purê de batata, comum em São Paulo. Em Belém, o cachorro-quente é servido com carne moída. Já a versão carioca leva ovo de codorna, vinagrete, queijo parmesão, azeitona e batata palha. Hot dog e criatividade são sinônimos, o que permite que qualquer cultura o modifique para melhor atender seus gostos. No Havaí, o ingrediente adicional é o abacaxi. Na Suíça, o hot dog parece uma pizza. Na China, o molho é usado como recheio em pães grandes. Na Guatemala, o hot dog é conhecido como dirty dog, e é servido com alface e tomate.

Além das tradições, algumas variações ousadas do cachorro-quente incluem salgados de hot dog, que vemos muito por aqui. Vamos aprender a fazer um?

 Hot dog assado

Ingredientes da massa:

Ingredientes do recheio:

Modo de preparo:

Em uma vasilha misture o fermento e o açúcar. Adicione o leite, o óleo e o sal. Misture bem, até ficar homogêneo.

Acrescente a farinha de trigo e misture.

Disponha a massa sobre uma bancada enfarinhada para sovar. 

Modele bolinhas e deixe descansar até dobrar de volume.

Para o recheio, doure a cebola com um fio de óleo, adicione o pimentão e o molho de tomate. Depois coloque o milho e a mostarda

Em uma outra panela, cozinhe a salsicha e corte da forma que preferir. Você pode também usar ela inteira, fica opcional.

Abra a massa que reservamos em círculos e deposite o molho. Adicione salsicha, um pouco de queijo em cima e feche de forma que fique bem enrolada.

Depois de enrolados, pincele a mistura de gema e óleo sobre o cachorro quente assado. Adicione sua Batata Palha Pratic Leve para adicionar crocância junto com um pouco de orégano.

Por fim, leve ao forno preaquecido a 180° por 20 minutos.